Instituto Alana e Parents for Future lançam campanha global #LivreparaBrincarLáFora para conscientizar famílias sobre os impactos da poluição do ar nas crianças

No dia 22 de julho, uma ‘bolha cinza’ gigante surge no Parque do Ibirapuera como forma de chamar atenção para o problema

A poluição do ar é considerada a segunda maior ameaça à saúde pública após o Covid-19, um problema global que afeta em especial as crianças. Como seus pulmões ainda são pequenos, elas precisam respirar mais vezes por minuto do que um adulto, inalando mais poluentes que podem acarretar em problemas como asma e complicações pulmonares, além de danos ao desenvolvimento físico e cognitivo ao longo de toda a vida. Hoje, 93% das crianças no mundo respiram ar com níveis de poluição acima do recomendado.  

Para engajar pais, mães e responsáveis sobre os impactos da poluição do ar na saúde das crianças e do planeta, o Instituto Alana e o movimento Parents for Future lançam a #LivrePara BrincarLáFora (FreeToPlayOutside), uma campanha global de conscientização para tornar a poluição do ar mais visível para todos. A iniciativa terá início no dia 22 de julho, com uma intervenção urbana no Parque do Ibirapuera, em São Paulo: uma bolha cinza gigante será instalada ali como forma de dar visibilidade a esse inimigo invisível que está por toda a parte. 

Além da intervenção urbana, a campanha convida famílias a se mobilizarem em ações por ar limpo para suas crianças em todo o mundo. Com o apoio do Parents for Future, um movimento global de pais inspirado no grupo climático criado por Greta Thunberg, Fridays for Future, as famílias poderão se engajar em grupos locais para desenvolver estratégias para reduzir a poluição do ar na sua região. 

“Não existe vacina para evitar os problemas decorrentes da poluição do ar, como parto prematuro, baixo peso ao nascer, asma, complicações pulmonares e problemas no desenvolvimento físico e cognitivo. A solução está em pararmos o problema na fonte, ou seja, dos escapamentos, chaminés e queimas de onde saem a maioria desses poluentes. Esperamos, com essa iniciativa, chamar a atenção sobre a urgência de construir um mundo no qual as crianças possam respirar ar limpo. Essa campanha tem o intuito de abordar, de forma tangível e visível, os impactos da poluição do ar a partir de um objeto de fácil reconhecimento e fomentar o debate e engajar mais pessoas a se mobilizarem por soluções”, atenta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. 

Cerca de 80 participantes de 15 países integram a campanha  #FreeToPlayOutside. O movimento opera como uma rede de grupos de pais nacionais e locais de base, descentralizados e liderados por voluntários, sendo essa a primeira vez que agem globalmente em torno de um único chamado à ação. Saiba mais em www.livreparabrincarlafora.org.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Parents for Future

Parents for Future é um movimento formado por cidadãos, que atua de forma descentralizada e é liderado por voluntários. É parte da rede global For Future e se concentra em tornar as greves climáticas uma iniciativa intergeracional. São inspirados pelos jovens do Fridays for Future e demais movimentos de greves escolares em todo o mundo. Hoje há centenas de grupos e muitos milhares de pais atuando coletivamente em pelo menos 23 países.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: