Pais no sentido mais amplo da palavra: todos que se importam com os jovens deste planeta.
Nós, mães, pais, avós, responsáveis, tutores, padrastos, padrinhos, tias, tios e todos os que apoiam a juventude em suas demandas por um futuro seguro, justo e limpo, despoluído, nos comprometemos a agir agora.
Em 15 de março de 2019, 1,6 milhões estudantes de 125 países em mais de 2 mil cidades foram às ruas para exigir ações urgentes e decisivas contra a crise climática.
O que nossas crianças estão nos dizendo é o que a ciência vem nos dizendo há muitos anos. Não há tempo sobrando. A mudança climática não é mais uma ameaça iminente. É uma crise existencial cujos impactos já estamos sentindo, de secas extremas em Honduras e incêndios destrutivos na Califórnia até o branqueamento de corais na Austrália e as recentes inundações trágicas em Moçambique.
Nós, mães, pais, avós, cuidadores e todos aqueles que se preocupam com a próxima geração estamos unidos com e para as nossas crianças. Nós estamos juntos com a comunidade científica. Defendemos ações, políticas e medidas urgentes e muito mais ambiciosas, alinhadas com um futuro de aquecimento abaixo de 1,5°C.
As nossas crianças sensibilizaram e mobilizaram corajosamente a opinião pública global em níveis sem precedentes. Elas nos deram esperança. Nós agora devemos a elas a nossa ação. Querendo ou não, juntos somos as últimas gerações que podem enfrentar o desafio de estabilizar nosso clima e evitar as mudanças climáticas catastróficas.
As alterações climáticas não vão simplesmente desaparecer se nos recusarmos a olhar para ela ou negá-la. O clima só se estabilizará se apoiarmos, defendermos e, finalmente, votarmos por políticas e candidatos em linha com a meta de 1,5°C. A catástrofe climática pode ser evitada se educarmos, inspirarmos e permitirmos que mais pessoas ajam.
Mães e Pais! Estamos em toda parte na sociedade: nas salas de aula como professores, nos campos como agricultores, nas fábricas como trabalhadores, nos hospitais como cuidadores, nas diretorias como CEOs, na legislatura como formuladores de políticas públicas… Temos o poder de construir este futuro seguro, justo e sustentável para nossas crianças.
A contenção das mudanças climáticas induzidas pela humanidade deve ser a maior conquista deste século. Juntos, estamos prontos para agir!